Loja Online de Produtos Naturais, Orgânicos, Sustentáveis, Zero Waste e Cruelty-Free. | Portes Grátis a partir de 35€ para Portugal Continental e 50€ para Ilhas.

Que ingredientes perigosos contém o teu champô?

Escrito em 07 de agosto de 2021

Que ingredientes perigosos contém o teu champô?
Todos os dias colocamos produtos no nosso corpo, sem nos questionarmos se são tóxicos para a nossa saúde ou não, pois assumimos que são seguros, por serem vendidos por marcas de renome.

 

A verdade é que muitos destes produtos contêm ingredientes nocivos para a nossa saúde e para o Ambiente. Os champôs tradicionais, por exemplo, que facilmente encontramos à venda em supermercados, estão repletos de ingredientes tóxicos, que não sabemos o que são nem para que servem. Ao entrarem em contacto com a pele, penetram na corrente sanguínea e prejudicam a nossa saúde.
 
Hoje, falamos sobre alguns dos ingredientes que trazem consequências negativas para a nossa saúde e que devemos evitar nos nossos champôs.

 

Parabenos

Os Parabenos são compostos químicos usados como conservantes em todo o tipo de cosméticos. Têm propriedades cancerígenas, estão associados ao cancro da mama, podem interferir no funcionamento hormonal e causar alergias.
 

Silicones

Muito usados em amaciadores e hidratantes, deixam o cabelo macio e brilhante, ao criarem uma película artificial à volta de cada fio, que impede o cabelo de respirar e absorver nutrientes naturalmente.
 

Sodium Lauryl Sulfate (SLS)

É um agente de limpeza, responsável por fazer espuma, muito usado em champôs, pastas de dentes, etc. Causa irritações cutâneas, deixa a pele e cabelo ressequidos, obstrui os poros e é considerado uma toxina ambiental.
 

Sodium Laureth Sulfate (SLES)

Ingrediente sintético da família do SLS, muito comum em champôs e sabonetes. Atua como agente de limpeza, é considerado um ingrediente tóxico e causa alergias, comichão e descamação do couro cabeludo⁽¹⁾.
 

Fragrance/Parfum

As fragrâncias podem ser sintéticas ou naturais. Se forem sintéticas, podem provocar alergias, são consideradas tóxicas para o sistema imunitário⁽²⁾ e podem ter um efeito tóxico sobre o sistema respiratório⁽¹⁾.
 

Benzyl Benzoate

É um líquido usado como solvente, que pode causar alergias e dermatite de contacto. Demonstrou atividade estrogénica, ao aumentar a proliferação de células de cancro da mama in vitro⁽¹⁾, estando associado a perturbações endócrinas e distúrbios do sistema nervoso.

 

Estes são apenas alguns dos ingredientes químicos mais comuns nos champôs, que prejudicam a nossa saúde e o Planeta. O melhor que podemos fazer é optar sempre por alternativas naturais e biológicas, sem químicos desnecessários. No entanto, é importante olharmos para um rótulo e sabermos os ingredientes que lá estão.
 
Há várias apps disponíveis que ajudam neste processo, em que basta digitar o nome dos ingredientes e nos dizem se são prejudiciais ou não para a nossa saúde e o seu o nível de toxicidade.

 

Na nossa Loja Online, temos várias alternaticas naturais e livres de quaisquer químicos. Para conhecerem a nossa gama de champôs orgânicos, vegan e não testados em animais, cliquem aqui.

 

 

- Escrito por Teresa M.
 

- Fontes: ⁽¹⁾ Environmental Working Group (EWG); ⁽²⁾ The Scientific Committee on Cosmetic Products and Non-Food Products Intended for Consumers.

 


×