Loja Online de Produtos Naturais, Orgânicos, Sustentáveis, Zero Waste e Cruelty-Free. | Portes Grátis a partir de 35€ para Portugal Continental e 50€ para Ilhas.

Porquê optar por frutas e vegetais da época?

Escrito em 13 de setembro de 2021

Porquê optar por frutas e vegetais da época?
Todas as frutas e vegetais têm ciclos naturais diferentes, desenvolvendo-se melhor em determinadas épocas do ano. Quando são cultivados na sua estação natural, as frutas e os vegetais captam melhor os nutrientes que recebem do solo, e, por isso, tornam-se mais nutritivos do que os produtos fora de época.

 
A Natureza está desenhada de uma forma excepcional e, se soubermos escutar e observá-la, percebemos que ela nos dá exatamente aquilo que precisamos, quando precisamos. Para isso, basta pensarmos como no Verão surgem alimentos como a melancia, a meloa e o melão, que são extremamente ricos em água e ajudam a manter o nosso corpo hidratado.

Já nas épocas mais frias, como o Inverno, aparecem frutas reconfortantes e com um elevado teor de fibra, como o dióspiro e a maçã, e frutas ricas em Vitamina C, como a laranja e o kiwi, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a combater estados de gripe e constipações.

As frutas e vegetais da época contêm todos os componentes de que necessitamos, como vitaminas, minerais e outros compostos biologicamente ativos. Por isso, alinharmos a nossa alimentação com os ritmos da Natureza, abraçando aquilo que cada estação nos traz, é uma escolha sábia, com imensos benefícios para a nossa saúde!
 
 

VALOR NUTRICIONAL

 

A fruta da época amadurece em condições naturais, tirando partido da Natureza. Ao contrário disto, as frutas fora de época têm de percorrer grandes distâncias antes de chegarem às superfícies comerciais, pelo que são colhidas ainda verdes e amadurecem durante o transporte e/ou no local de armazenamento.

Uma vez que as frutas começam a perder os nutrientes a partir do momento em que são colhidas, isto reduz drasticamente o teor de micronutrientes que a fruta fora de época contém, o que significa que a fruta da época é mais rica do ponto de vista nutricional.

Outra coisa a ter em conta é que os vegetais fora de época são, muitas vezes, cultivados em estufas e recorrendo a grandes quantidades de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes - o que reduz o seu valor nutricional e é extremamente prejudicial para o Ambiente, uma vez que estes químicos contaminam o solo e os lençóis de água.

Os vegetais e frutas da época, pelo contrário, dispensam este volume de compostos químicos e são mais saborosos e nutritivos, pois têm os seus ciclos naturais respeitados. Neste sentido, garantem uma alimentação mais natural e, consequentemente, mais saudável.
 
 

IMPACTO AMBIENTAL

 

Optar por produtos da época e locais, não só privilegia alimentos mais frescos e nutritivos, como é uma prática mais sustentável. Ao comprarmos frutas e vegetais sazonais, estamos a apoiar a produção e o comércio locais, contribuindo assim para a criação de emprego e autossuficiência do nosso país.

Além disso, existe um menor impacto ambiental, uma vez que são gastos menos recursos para a conservação, refrigeração e embalamento destes produtos, e geradas menos emissões de carbono durante o seu transporte, pois não têm de percorrer longas distâncias, nem chegam até nós do outro lado do mundo.

Outro benefício do consumo de produtos sazonais é o facto de os vegetais e frutas da época serem, por norma, mais baratos do que os restantes. Isto deve-se, essencialmente, ao facto de haver uma maior oferta daquela fruta ou vegetal, quando estamos na sua época de produção.

Enquanto nos produtos fora de época os intermediários ganham mais do que os próprios agricultores, ao comprarmos um produto sazonal que é produzido localmente, temos um maior controlo sobre a sua qualidade e há uma menor distância entre o local de cultivo e o local onde é vendido, contribuindo assim para um produto mais fresco, mais económico e mais sustentável.

 

  

- Escrito por Teresa M.

 

- Image Credits: Unknown

 


×