Loja Online de Produtos Naturais, Orgânicos, Sustentáveis, Zero Waste e Cruelty-Free. | Portes Grátis a partir de 35€ para Portugal Continental e 50€ para Ilhas.

O quão tóxica é a tua Pasta de Dentes?

Escrito em 21 de junho de 2021

O quão tóxica é a tua Pasta de Dentes?
Ao longo do dia, o nosso corpo vai absorvendo as bactérias e toxinas que se acumulam na boca e na garganta, que depois seguem para os outros órgãos e podem levar a vários problemas de saúde. Por isso, é importante mantermos uma higiene oral saudável e completa!

 

No entanto, os produtos de higiene oral convencionais estão repletos de químicos prejudiciais à nossa saúde, que acabamos por ingerir cada vez que os utilizamos. Hoje, vamos falar sobre os principais ingredientes que devemos evitar nas pastas de dentes.

 

Sodium Lauryl Sulfate (SLS): O SLS é um ingrediente sintético responsável por fazer espuma. Pode ser um componente abrasivo na pasta de dentes, e com o tempo, causar aftas, úlceras na boca, e até mesmo danificar o esmalte.
 

Triclosan: Embora tenha sido proibido em géis de banho, este químico continua presente em muitas pastas de dentes. É usado para diminuir a acumulação de bactérias, no entanto, o seu uso excessivo mostrou-se responsável pela resistência a antibióticos e causou tumores em ratos, após testes de laboratório.
 

Propylene Glycol: O propilenoglicol é um humectante, sendo principalmente usado como ingrediente activo em produtos anticongelantes. Por ser rapidamente absorvido pela pele, o contacto prolongado com este químico pode levar a danos nos rins, fígado e funções cerebrais.
 

Flúor: O uso excessivo de Flúor pode ser muito prejudicial. Uma criança muito exposta ao flúor, pode desenvolver fluorose dentária, o que leva à descoloração dos dentes. Ao consumo excessivo de flúor, foram também associados problemas de tiróide, havendo uma maior produção de cálcio na corrente sanguínea e menos cálcio nos ossos.
 

Corantes Artificiais: Tudo o que é artificial foi produzido pelo homem e não pela Natureza, o que significa que o nosso organismo não está naturalmente preparado para gerir isso. Muitos corantes artificiais provêm do alcatrão, e, no Reino Unido, existem apenas 6 corantes artificiais aprovados.
 

 

➝ Como evitar estes ingredientes?

 
A melhor forma de evitarmos a ingestão de ingredientes químicos ao lavarmos os dentes, é optarmos por pastas dentífricas naturais. Além de serem melhores para a nossa saúde, são também melhores para o Planeta, pois os seus ingredientes não poluem o Meio Ambiente.

As nossas pastas de dentes são feitas com ingredientes certificados orgânicos, de base alimentar e não tóxicos. Contêm grandes quantidades de minerais que limpam e mineralizam os dentes de forma natural.

 

Podes encontrá-las disponíveis na nossa Loja Online, aqui.

 

 

- Escrito por Teresa M.

 


×