Alcança o bem-estar de forma natural, para uma vida mais saudável e feliz. | Produtos naturais, orgânicos, vegan e sem plástico. | Portes Grátis em encomendas a partir de 35€.

Afinal, devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Escrito em 02 de março de 2022

Afinal, devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?
A higiene oral desempenha um papel fundamental na nossa saúde. Existem estudos que comprovam que a bactéria responsável pela gengivite (Porphyromonas gingivalis) e as toxinas produzidas por ela podem ter um papel determinante no eventual desenvolvimento da doença de Alzheimer.
 

Assim, os especialistas aconselham que devemos escovar os dentes após cada refeição, no mínimo, 3 vezes por dia. Mas, aqui, surge a seguinte questão: ao acordarmos, devemos lavar os dentes antes ou depois de tomarmos o pequeno-almoço?
 
Quanto a isto, as opiniões dividem-se: há quem defenda que devemos lavar os dentes antes de comermos, para não ingerirmos as bactérias acumuladas na boca durante a noite, enquanto outras pessoas defendem que devemos fazê-lo depois de comermos, para evitar que restos de comida se acumulem na boca.

 

ENTÃO, O QUE DEVEMOS FAZER?

 

Durante a noite, enquanto dormimos, o nosso corpo promove a limpeza do organismo, encaminhando as toxinas que acumulámos ao longo do dia para o exterior. É por isso que acordamos com um hálito mais intenso, vontade de fazer xixi, remelas, etc.
 
Se não lavarmos os dentes ao acordarmos, vamos ingerir a saliva onde as bactérias estão presentes e corremos o risco de ingerir também pedaços de placa bacteriana que se soltam e misturam com aquilo que comemos. Assim, é importante lavar os dentes antes de tomar o pequeno-almoço, para eliminar as bactérias que se acumularam durante a noite na nossa boca e evitar a ingestão de toxinas que, de outra forma, iriam depois seguir para os restantes órgãos, tendo um efeito nocivo no nosso organismo.
 
No entanto, é também importante lavar os dentes após as refeições, para evitar a acumulação de restos alimentares na boca que, por sua vez, levam ao aparecimento de bactérias e à acumulação de placa bacteriana. Neste caso, devemos lavar os dentes 30 minutos depois de comermos, para a saliva neutralizar o excesso de acidez dos alimentos e não danificarmos o esmalte com a escovagem imediata.

 

CONCLUSÃO

 

Depois de refletirmos sobre tudo isto, podemos concluir que: Sim, é importante lavarmos os dentes depois de cada refeição, para não se acumularem restos de comida na boca, que levam ao aparecimento de bactérias e à acumulação de placa bacteriana.
 
MAS, também é MUITO importante lavarmos os dentes quando acordamos, ANTES de comermos, para evitar a ingestão de bactérias e toxinas que podem ter um efeito nocivo no nosso corpo e levar a certos desequilíbrios e potenciais doenças com o tempo.

 

Tendo a higiene oral um impacto tão grande na nossa saúde e bem-estar, podes encontrar uma vasta gama de produtos naturais na nossa Loja Online para cuidares da saúde da tua boca. Além de serem melhores para o nosso corpo, são também melhores para o Planeta, pois os seus ingredientes não poluem o Meio Ambiente. Podes encontrá-los aqui.

 

Se achaste esta informação útil, subscreve a nossa Newsletter para receberes em primeira mão os artigos novos do nosso Blog!
 

Lembra-te: Sê a mudança que queres ver na tua saúde!

 

 

Escrito por Teresa Martins.

 

- Image Credits: Tima Miroshnichenko

 


×