Alcança o bem-estar de forma natural, para uma vida mais saudável e feliz. | Produtos naturais, orgânicos, vegan e sem plástico. | Portes Grátis em encomendas a partir de 35€.

8 Vegetais ricos em Ferro

Escrito em 27 de junho de 2022

8 Vegetais ricos em Ferro
Deixa-me perguntar-te uma coisa: Por acaso conheces alguém que tem ou já teve problemas de anemia? O mais provável é a tua resposta ser "sim". Mas será que sabes por que é que isto acontece? Hoje venho ajudar-te a compreenderes um bocadinho melhor como funciona o teu corpo e o que podes fazer para ajudá-lo a funcionar melhor!


A anemia está muitas vezes relacionada com a falta de ferro no organismo e pode ter consequências bastante sérias para a nossa saúde. O ferro é um mineral fundamental para o funcionamento do nosso organismo, estando maioritariamente presente nos glóbulos vermelhos do sangue.
 
A principal função do ferro é o transporte de oxigénio para todo o corpo através da hemoglobina, para que as nossas células produzam energia. Além disso, é um mineral essencial para a transmissão de impulsos nervosos, que ocorrem nas células nervosas e coordenam as ações de diferentes partes do nosso corpo.
 
A deficiência de ferro é algo bastante comum, que pode ser causado pela má absorção ou ingestão insuficiente de ferro, pela perda excessiva de sangue, etc. Uma alimentação pobre em ferro resulta na diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue (anemia), podendo levar a problemas de regulação da temperatura corporal, fadiga, língua inchada, declínio cognitivo, etc.
 
Sendo este um nutriente tão importante para a nossa saúde, devemos garantir que ingerimos regularmente alimentos ricos em ferro. Por isso, hoje deixo-te esta lista com 8 vegetais ricos em ferro:
 

1. Couve de Bruxelas

2. Espinafres

3. Espargos

4. Brócolos

5. Pimentos

6. Ervilhas

7. Tomates

8. Couves
 

Para garantirmos que realmente obtemos as quantidades necessárias de ferro, devemos complementar a nossa alimentação com alimentos que promovam a absorção de ferro, como por exemplo, alimentos ricos em Vitamina C. 
 
Agora, já sabes o que tens a fazer: começa a introduzir mais alimentos ricos em ferro na tua alimentação e sê a mudança que queres ver na tua saúde!

 
Se achaste esta informação útil, subscreve a nossa Newsletter para receberes em primeira mão os artigos novos do nosso Blog!

 

 

- Escrito por Teresa Martins.

 


×